terça-feira, 13 de julho de 2010

32 Selecções...32 Histórias...

Campeão
Espanha
A actual campeã europeia ganhou merecidamente o seu primeiro título mundial, apesar de se ter estreado no torneio com derrota por 1 a 0 contra a Suíça. Ironicamente, a Fúria venceu todas as suas partidas na fase do mata-mata pelo mesmo resultado. Desde a Suécia 1958, quando o Brasil se sagrou campeão, uma seleção não levantava a taça pela primeira vez fora do seu continente.

Vice-campeão
Holanda
Os holandeses venceram as suas seis partidas para chegarem até a grande final, mas saíram da decisão do Campeão do Mundo da FIFA apenas com a medalha de prata pela terceira vez na história. Possivelmente o melhor momento da Laranja Mecânica tenha sido a vitória por 2 a 1 sobre o Brasil.

Terceiro classificado
Alemanha
A jovem selecção alemã incendiou a fase de mata-mata ao fazer quatro golos a Inglaterra e a Argentina, mas acabou eliminada pela Espanha na meia final. Pelo segundo Mundial consecutivo, ostentou o melhor ataque da competição. A selecção germânica deverá ter um grande futuro pela frente.

Quarto classificado
Uruguai
A Celeste Olímpica foi a maior surpresa da África do Sul. Desde 1970 o país bicampeão mundial não chegava as meias finais. No entanto, qualquer selecção com uma dupla de ataque da categoria de D.Forlan e L.Suarez conseguiria chegar longe no torneio.

Quartos de final
Argentina
Depois de vencer com tranquilidade os seus quatro primeiros jogos no torneio, Diego Maradona, Lionel Messi e Cia. foram triturados pela selecção alemã numa goleada que expôs todas as fraquezas da Albiceleste.

Brasil
Tudo estava indo conforme os planos para os pentacampeões, mas a Selecção desmoronou na segunda parte contra a Holanda e não conseguiu evitar a eliminação nos quartos de final pelo segundo Mundial consecutivo. Dunga já não é o técnico e os anfitriões de 2014 ja se preparam para passar por uma reestruturação completa.

Gana
Bastava que A.Gyan tivesse acertado o penalti contra o Uruguai para que Gana se tornasse a primeira selecção africana a chegar as meias finais. Agora ao menos, a selecção mais jovem da África do Sul 2010 está cheio de planos para o futuro.

Paraguai
Os paraguaios lideraram o seu grupo, sofreram apenas dois golos no torneio — contra Espanha e Itália — e mostraram que são uma equipe muito difícil de ser batida. Apesar da derrota para a selecção espanhola, a selecção comandada pelo técnico G.Martino teve a melhor participação do país na história do Campeonato do Mundo da FIFA.

Oitavas de final
Chile
Uma das equipes mais ofensivas do torneio, a selecção chefiada por M.Bielsa voltou a vencer um jogo do Mundial após 48 anos de espera. No entanto, os chilenos não foram suficientes para o Brasil e despediram-se da competição após a derrota por 3 a 0 na segunda fase.

Coreia do Sul
Os sul-coreanos recuperaram de uma derrota por 4 a 1 contra a Argentina e chegaram à segunda fase pela primeira vez fora do seu continente. No entanto, os asiáticos sucumbiram diante do Uruguai, que tinha L.Suárez em dia inspirado.

Eslováquia
A Eslováquia foi derrotada nas oitavas pela Holanda, mas o país sempre se recordará da sua primeira participação no Campeonato do Mundo da FIFA como uma nação independente pela emocionante vitória por 3 a 2 sobre a Itália que eliminou os antigos campeões da competição.

EUA
Os americanos mostraram que são uma equipe em evolução na África do Sul. Os EUA saíram a perder contra Inglaterra e Eslovênia, mas foram buscar dois empates. Além disso, a selecção americana só marcou o golo da sua classificação no finalzinho da partida contra a Argélia. No entanto, Gana mostrou ser ainda mais persistente e eliminou os Estados Unidos da competição no prolongamento dos oitav0s.

Inglaterra
Depois de marcar um golo logo no começo do duelo contra os EUA, parecia que tudo correria bem para o English Team, mas os ingleses nem sequer venceram aquela partida, passaram da fase de grupos aos tropeções e foram eliminados pela Alemanha com uma goleada por 4 a 1, o pior resultado da história do país num jogo de mata-mata do Campeonato do Mundo da FIFA.

Japão
A derrota nos penalties contra o Paraguai foi uma despedida difícil para uma selecção que havia conseguido as suas duas primeiras vitórias jogando fora de casa num Campeonato do Mundo da FIFA e que havia ficado com o segundo lugar do seu grupo atrás apenas da Holanda.

México
Com uma seleçcão ofensiva e competitiva, este foi o quinto Mundial consecutivo em que o México passou para a segunda fase, mas, assim como em 2006, os mexicanos foram eliminados pela Argentina.

Portugal
Os portugueses balançaram as redes sete vezes no torneio, todas contra a Coreia do Norte. No entanto, apenas um golo da Espanha foi o suficiente para acabar com a série de 19 partidas sem derrota de Cristiano Ronaldo e Cia.

Fase de grupos
África do Sul
Apesar de terem sido a primeira selecção anfitriã a não passar para a segunda fase, os Bafana Bafana podem se orgulhar de um maravilhoso golo na abertura do torneio e de uma vitória sobre a França.

Argélia
Os argelinos foram derrotados pela Eslovênia e pelos EUA com golos no final do jogo. Pelo menos eles conseguiram arrancar um empate da Inglaterra, mas saíram decepcionados por não terem marcado um golo sequer no torneio.

Austrália
Apesar de se ter estreado com uma derrota por 4 a 0 da Alemanha, a Austrália quase conseguiu recuperar e classificar-se para os oitavos após empatar com Gana e vencer a Sérvia. Os australianos ainda tiveram de lidar com as suspensões de T.Cahill e H.Kewell.

Camarões
Os leões indomáveis não rugiram muito alto na0 Campeonato do Mundo da FIFA 2010. Os camaroneses foram os primeiros eliminados do torneio e voltaram para casa sem nenhum ponto.

Coreia do Norte
Os coreanos chegaram como meros desconhecidos, mas mostraram solidez ao perderem por apenas 2 a 1 com o Brasil. No entanto, sofreram a maior goleada do torneio na partida seguinte: 7 a 0 contra Portugal.

Costa do Marfim
Considerada a seleção mais talentosa da África, a Costa do Marfim não conseguiu passar pelo "grupo da morte". Os marfinenses empataram com Portugal em pontos, mas foram superados no saldo de golos, apesar da presença de D.Drogba, que jogou com uma proteção no braço.

Dinamarca
Os dinamarqueses recuperaram de uma estreia com derrota para a Holanda ao vencerem Camarões por 2 a 1 na segunda partida. No entanto, quando precisavam de uma vitória contra o Japão para se classificar, perderam novamente, desta vez por 3 a 1.

Eslovênia
Tudo o que os eslovenos podem fazer é lamentar por terem concedido o empate aos EUA depois de terem dois golos de vantagem. Eles teriam passado se tivessem vencido a partida. Além disso, o golo dos EUA no último minuto contra a Argélia foi outro facto inesperado que os eliminou precocemente da competição.

França
Os vice-campeões de a quatro anos atrás foram eliminados de forma dramática na primeira fase. Os franceses marcaram apenas um golo e conquistaram um único ponto na competição. Para completar, uma séria crise abateu-se sobre o elenco, deixando-o fragmentado para o futuro.

Grécia
A Grécia marcou o seu primeiro golo e venceu a sua primeira partida num Campeonato do Mundo da FIFA, mas a vitória por 2 a 1 sobre a Nigéria não foi suficiente para que a selecção comandada pelo técnico alemão O.Rehhagel superasse a fase de grupos.

Honduras
O único ponto da selecção hondurenha foi obtido no empate com a Suíça na terceira jornada. A maior decepção para os jogadores da América Central foi não ter conseguido balançar as redes nenhuma vez no torneio.

Itália
Os campeões de a quatro anos atrás foram eliminados na fase de grupos pela primeira vez desde 1974 sem conseguirem sequer uma vitória. Os comandados de M.Lippi não lembravam nem de longe a selecção que ficou com o título em 2006, tendo sido derrotados pela Eslováquia por 3 a 2 na partida decisiva.

Nigéria
Conseguir apenas um ponto no Grupo B foi um destino cruel para as superáguias, que saíram na frente contra a Grécia, mas tiveram um jogador expulso e sofreram a reviravolta. Na última partida, contra a Coreia do Sul, uma vitória seria o suficiente para ficar com a segunda lugar, mas os nigerianos apenas empataram.

Nova Zelândia
Os neozelandeses chegaram como completos azarões à África do Sul, mas fizeram um papel muito digno e voltaram para casa como os únicos invictos na sua segunda participação no Mundial, depois de 1982. O principal motivo de orgulho foi terminar à frente da Itália no Grupo F.

Sérvia
A seleção sérvia estava bem cotada antes do torneio e justificou isso ao vencer a Alemanha. Mas a selacção de R.Antic foi derrotado por Gana e Austrália e deve ter voltado muito desapontada para casa.

Suíça
A Suíça começou surpreendendo a todos com uma sensacional vitória sobre a Espanha por 1 a 0, mas não conseguiu marcar mais nenhum golo nos jogos seguintes e despediu-se do torneio.

2 comentários:

Anónimo disse...

Esses textos tem um cheirinho a Brasileiro... lol

Telminho disse...

cheira pois!:)!