sexta-feira, 28 de maio de 2010

Estadios: Moses Mabhida Stadium - Durban

O novíssimo Estádio Moses Mabhida em Durban sediará uma das meias finais do Campeonato do Mundo da FIFA 2010. O estádio exemplifica a inovação arquitetônica à mostra na África do Sul e é inspirado na bandeira nacional, com o seu grandioso arco representando a união de um país apaixonado pelo desporto. Os dois mastros do arco no lado sul do estádio se unem para formar uma única base no lado norte, simbolizando a nova unidade de uma nação anteriormente dividida.
Com capacidade para 69.957 espectadores sentados, a arena foi especificamente projetada como uma arena multiuso e um anfiteatro completo com um teleférico que leva a uma plataforma de observação no topo do enorme arco de 350 metros de extensão, mais de 100 metros acima do relvado. De lá, os visitantes têm vistas panorâmicas espetaculares da costa e da cidade. A cobertura é ligada ao arco por cabos de aço com 95 mm de diâmetro. Cada assento é espaçoso e confortável, com uma óptima visão do relvado.
A arena multifuncional de última geração está localizada no coração do Complexo Desportivo Kings Park, no terreno do antigo Estádio Kings Park. A área como um todo terá outros estádios e instalações desportivas, além de restaurantes, lojas, áreas para crianças e uma passarela de pedestres que ligará o complexo à praia.
Moses Mabhida nasceu em Thornville no dia 14 de outubro de 1923 numa família pobre que depois foi removida das suas terras. Em 1963, trabalhando na Tchecoslováquia para a Federação Sindical Mundial, Mabhida recebeu de Oliver Tambo o convite de voltar à África para desenvolver o grupo armado do partido ANC, o Umkhonto we Sizwe (MK). Ele passou por treino militar e tornou-se o principal instrutor político dos novos recrutas. Posteriormente, foi comandante do MK.
Jogos:

Sem comentários: