sexta-feira, 28 de maio de 2010

Estadios: Soccer City Stadium - Johannesburg

Um dos mais artísticos e impressionantes estádios de futebol do continente africano, o recém-reconstruído Soccer City irá receber o jogo de abertura e a grande final do Campeonato do Mundo da FIFA África do Sul 2010.
O desenho foi inspirado no calabash, o tradicional vaso artesanal africano, e o apelo estético terá ainda mais impacto com a iluminação noturna. Localizado no sudoeste de Johanesburgo, o Soccer City fica a apenas uma pequena distância de Soweto, distrito onde estão alguns dos apoiantes mais fanáticos do país e no qual vivem cerca de 40% da população de Johanesburgo. Essa proximidade certamente vai fazer do estádio o centro das atividades durante a competição.
Apesar do cheiro de novo, o Soccer City já testemunhou importantes episódios da história da África do Sul, onde é considerado o coração do futebol. Na década de 1980, os dirigentes uniram se para erguer o primeiro estádio do país que obedeceria a critérios internacionais, e a verba foi obtida pela própria comunidade desportiva. Foi lá que Nelson Mandela fez o seu primeiro discurso após sair da prisão, em 1990, e onde, três anos depois, milhares de pessoas se emocionaram com o funeral do ativista político assassinado Chris Hani. Mas o estádio também já foi palco de episódios desportivos de festa para os sul-africanos, como a final da Taça das Nações Africanas, em 1996, em que a seleção nacional derrotou a Tunísia por 2 a 0 e sagrou-se campeã.
A arena original, conhecida como Estádio FNB, tinha capacidade para 80 mil pessoas, mas a ampliação do anel superior elevou esse número a 88.460.
Outras melhorias foram o aumento do número de camarotes de 85 para 184, a construção da cobertura, a reforma dos balnearios e a instalação de novos holofotes.
Jogos:

Sem comentários: