segunda-feira, 29 de março de 2010

Quartos de Final da Serie 1 (Provisórios a 12ºJornada)

Estes deveriam ser os Quartos de Final...mas...


É este o cenário para ja se a disciplina contar como alguem tanto quer...

10 comentários:

Moreira disse...

Olha q a disciplina sempre contou nas fases a eliminar...
Abraco

Vieira disse...

penso k o k ele quis deixar entender é k tão a fazer para que as Sentieiras vão jogar fora...

ARCFA disse...

Realmente doa a quem doer, custe a quem custar sempre assim foi no Inatel, quando os jogos são só a uma mão é sempre em casa da equipa melhor disciplinada, até porque é este o único interesse e que faz com as equipas sejam mais disciplinadas e tente não fazer tantas faltas e ser mais correctos com os árbitros.
Acabou o prémio monetário, não há castigos na acumulação de amarelos será esta a forma de ainda haver algum interesse na disciplina.

Anónimo disse...

Este fim de semana têm de jogar porque o Inatel a meio decidiu mudar as regras para os amigos deles passarem, e agora todas as equipas têm de jogar domingo de pascoa, menos os batoteiros que vão jogar na sexta, quanto à disciplina nem vale a pena comentar a classificação fala por si, manobras de diversão e os parolos que continuem a fazer figura de corpo presente.

Vieira disse...

Caro ARCFA o que também é verdade é que no Inatel também havia certas outras regras que este ano foram mudadas, umas para bem, outras para mal, e essa regra da disciplina não terá de ser forçosamente eterna, penso eu.

Concordo com o que diz só que essa regra da disciplina tem muito que se lhe diga. Supostamente devia ser igual para todos, mas não sei até que ponto o é!

Faltas para amarelos há em todos ou quase todos os jogos e para todas ou quase todas as equipas, mas nem todas os veem.
É um critério que está dependente dos árbitros e do dritério deles, grande parte dos quais não tem qualquer qualidade, que se tão em dia de mostrar amarelos mostram-nos e prejudicam as equipas, noutros dias perdoam tudo e ajudam as equipas, e há árbitros que mostram por tudo e por nada, outros k evitam mostrá-los, e mais coisas do género.

Consequência disto tudo as equipas com menor qualidade para jogar futebol aproveitam-se da falta de rigor dos árbitros e usam e abusam do jogo duro, mesmo tendo em conta que são as que mais amarelos veem, mas veriam muito mais.

É muito mais facil mostrar um amarelo a um jogador que sofre uma entrada dura e refila do que propriamente ao que comete essa falta dura, etc.

E para além disso há equipas que efctuam mais jogos que outras, logo têm mais probabilidades de pontuar (ou não) na disciplina.

Posso adiantar-lhe de fonte segura que esta classificação actual da disciplina está aldrabada (para grande parte das equipas), em consequência daquela altura da greve dos árbitros, em que penso que houve jornadas que nem sequer circulares de disciplina saiam.
E está também afectada pelo critério de árbitros improvisados nessa altura, alguns deles caseiros, outros melhores que grande parte dos árbitros do Inatel.

Posso adiantar-lhe que sei k ha uma equipa, que muito provavelmente seguirá para a fase final da Série 1, que teve um jogador expulso num certo jogo, foi castigado com 4 jogos de expulsão e cumpriu-os, mas não lhes foram contabilizados 4 pontos negativos para a classificaçao da disciplina, e muitas mais equipas foram beneficiadas nessa altura nesse sentido, no caso do meu CCR Olival penso que foi somente meio ponto.
No entanto essa equipa a que refiro também irá muito provavelmente disputar o jogo dos 1/4 de final fora de casa, segundo o actual critério da disciplina, mas não deixa de estar aldrabado o critério.

Mas se houve mudança de regras este ano, e até a meio do campeonato, porque não alterar também esta regra da disciplina?

No caso a que o post se refere, penso que seria de certa forma justo que os campeões de série tirassem de certa forma partido desse estatuto ao ponto de serem priveligiados com o factor casa.

Já no caso da série 2, onde se misturam 5 campeões de série com 3 repescados, ai não há grande alternativa, muito embora o planeamento dos jogos dos 1/4 de final seja bastante questionável.

Saudações desportivas

Anónimo disse...

Se o Almoster e a Zambujeira estiver mal na disciplina no fim isso muda outra vez.

ARCFA disse...

Amigo Vieira os seu comentário demonstra acima de tudo desportivismo e saber ver dignamente quando somos prejudicados (as equipas de que nós gostamos) ou mesmo quando somos ajudados os meus parabéns por isso. QUANTO AOS COMENTÁRIOS DOS CHAMADOS ANÓNIMOS MERECEM É DESPREZO PORQUE NÃO SÃO MAIS QUE DOR DE COTOVELO OU ALGO MAIS QUE NEM ME ATREVO A DIZER AQUI.
Quanto ao serem 4 ou 8 as equipas apuradas eu estive presente e todos os que estiveram se prenunciaram de acordo, talvez agora algumas equipas que pensaram poder pelo menos chegar ao segundo lugar e o campeonato não lhe correu como esperavam, agora estão contra tudo e todos (nós até sabemos de onde vem este anónimo porque tem feito comentários do mesmo tipo em outros blogs).
Quanto ao local da realização dos jogos, estamos de acordo que os vencedores de série dweveriam ter a benesse de jogar é casa e que a classificação disciplina não depende unicamante dos jogadores e dirigentes, mas na maioria dos casos da boa disposição dos árbitros e que o que um jogo é amarelo no outro já não é.
Também é verdade que andam ai nalgumas equipas um monte de caceteiros em que os adversários têm canela até ao pescoço e alguns árbitros pactuam com isso.
Quanto ao último comentário anónimo de Almoster e Azambujeira estarem mal na disciplina isso não será facil porque sempre foi e será um dos pontos principais a não violência e fazemos o que poucos fazem em casos graves se não for castigado pelo árbitro castigamos nós e nunca se disse como vemos em certos jogos parte-lhe uma perna, aliás já tivemos na nossa equipa 4 pernas e 2 braços partidos entre outras lesões sabemos o que isso custa.
SEJAM DESPORTISTAS GANHEM DENTRO DO CAMPO E DEIXEM-SE DE TRETAS DÊM A CARA ESTAMOS NUM PAÍS LIVRE E PARA SE EXPRESSAR NÃO É NECESSESSÁRIO MÁSCARA.

ARCFA disse...

Pedimos desculpa ao anónimo hoje é dia 1 de Abril e eaquela de mudar as regras se Almoster e Azambujeira e não Zambujeira (infelizmente é tão anónonimo que nem escrever sabe)é uma das melhores piadas deste dia, parabéns.

Anónimo disse...

Amanha o Dunga está em Almoster para opservar jogadores para o mundial.
Quando foi decidido que passava duas equipas em vez de uma quantas pessoas estavam presentes no sorteio? Tás a querer atirar area para os olhos de quem.

Vieira disse...

Eu acho bem que os quartos de final tenham 8 equipas, sempre assim foi também axo eu, não estive presente nessa reunião de inicio de época, mas sei que grande parte das equipas solicitou essa alteração para 8 equipas, por ser mais justo, uma das quais foi o Olival, por isso até enalteci o esforço dos senhores do Inatel de Santarém em terem conseguido essa alteração, se é k foi bem assim como penso, e que a decisão tenha sido comunicada naquela altura, já tarde demais, somente porque apenas naquela altura saiu (recordemos que foi uma medida aprovada pela delegação nacional da Fundação Inatel e não pela delegação regional de Santarém, acho eu).

Contudo é um assunto que pode sempre ser visto em 2 perspectivas diferentes, dai que vá dando sempre que falar, conversas estas que servem apenas para se discutir futebol amador porque de resto para nada servem pois as decisoes ja tão tomadas e são definitivas.

Quanto á disciplina já disse e volto a dizer que é também um critério bastante discutivel, no entanto não há por enquanto alternativa melhor, haveria agora para os 1/4 de final da Série 1 mas como excepção.
Se fosse possivel efectuar esses jogos a 2 mãos, o problema ficaria resolvido, no entanto como o calendário aperta não é possivel, fazer tantos jogos em campos neutros seria bastante complicado e inadequado, dai que este critério da disciplina vá tendo alguma lógica, só k depois tem muito que se lhe diga.

A nivel de equipas mais beneficiadas na disciplina penso que isso é um facto,no entanto posso adiantar que percebi como é que a Azambujeira tinha a disciplina que tinha ao ver o jogo da fase final do ano passado entre Azambujeira e Olival, é que os jogadores da Azambujeira tinham um total dominio do jogo que não era fácil fazer sequer faltas, quanto mais ver amarelos, e alem disso tavam sempre na onda deles,não se envolviam em polémicas.
Nem em todos os jogos deve ser assim, mas foi um facto!

No entanto tive depois oportunidade de ver o Azambujeira vs Almoster na fase seguinte, e ai deveriam ter saido mais cartoes do que sairam, mais para o lado do Almoster, opiniões até partilhadas com árbitros que se encontravam na assistência. Contudo nesse jogo e em jogos entre essas 2 equipas penso que a rivalidade entre elas pesa bastante.
Que seja um bom jogo o de hoje entre Almoster e Azambujeira.

Saudações desportivas