sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Ayrton Senna, Lenda da Formula 1

Escrever um artigo sobre o Ayrton Senna é um misto de emoções contraditórias para mim, por um lado lembro-me dos magnificos momentos que me proporcionou e me tornou um aficionado da Formula 1 no seu tempo, por outro lado trás-me à memória o momento da sua morte em Imola e de certa forma como esse dia foi o último em que gostei deste desporto.

Neste artigo não vou descrever a carreira de Senna, mas fica a promessa de o fazer no futuro, vou apenas mostrar 4 videos de alguns dos melhores momentos deste grande artista e que de certa forma me marcaram, mostro também um último video com o acidente e funeral de Ayrton Senna.

Para começar um tributo a Ayrton Senna, a Lenda da Formula 1.



A primeira vitória
Em Portugal, quando comecei a acompanhar a formula 1 no inicio dos anos 80, toda a gente apoiava os condutores Brasileiros, na época era Nelson Piquet o favorito da generalidade das pessoas, mas um jovem promissor chamado Ayrton Senna começava-se a mostrar e a ganhar adeptos.

Foi com enorme prazer que em 1985 vi Senna vencer o seu primeiro grande prémio em Portugal ao volante de um Lotus debaixo de intensa chuva, que se acabou por tornar a sua imagem de marca.



Mónaco 1992 – O melhor final da História
A pista do Mónaco é por excelência o melhor circuito da Formula 1, Ayrton Senna no seu tempo foi Rei desta pista mantendo actualmente o Recorde de vitórias nesta fascinante pista nas ruas da cidade.

Em 1992 Nigel Mansell chegou ao Mónaco vindo de 5 vitórias consecutivas, dominou a corrida até que teve de ir à box quando faltavam 7 voltas para acabar a corrida. Saíu da box atrás de Senna e aconteceu o final de corrida mais emocionante que tive oportunidade de assistir, a 3 voltas do final Ayrton Senna em primeiro e Nigel Mansell colado na sua traseira, 3 voltas emocionantes com mais uma vitória para Senna :



Ayrton descreveu em detalhes suas chances durante uma volta de classificação no GP de Mônaco de 1988:
""… a última sessão de qualificação. Eu já estava com a pole, por meio segundo à frente do segundo colocado, e depois um segundo. De repente, eu estava próximo de abrir dois segundos à frente dos outros, incluindo meu companheiro de equipe com o mesmo carro. Então eu percebi que eu não estava mais pilotando com consciência. Eu pilotava por instinto, me sentia numa outra dimensão. Era como se eu fosse entrar num túnel. Não apenas o túnel sob o hotel, mas todo o circuito parecia um túnel. Eu estava apenas indo e indo, mais e mais e mais… Eu estava acima dos limites e achava que ainda era possível buscar alguma coisa mais. Então, de repente, alguma coisa me tocou. Um tipo de despertar ao perceber que eu estava em outra atmosfera, diferente daquela que normalmente eu estava. Minha reação imediata foi a de retornar, reduzir. Eu dirigi lentamente aos boxes e não quis mais sair de novo naquele dia. Isso me apavorou porque eu estava consciente. Isso me acontece raramente, mas eu guardei essas experiências bem vivas dentro de mim porque é muito importante para a sobrevivência.""...Sobrehumano!!!!!

O Fim trágico de Ayrton Senna
Terceira prova do Campeonato do Mundo de Formula 1 disputado em Imola (GP São Marino a 1 de Maio de 1994), depois de um mau arranque de campeonato, Senna apostava forte nesta corrida. Na qualificação o seu compatriota Ruben Barrichello teve um aparatoso acidente de onde saíu apenas com a cana do nariz partida e algumas escoriações.

Nos treinos livres de sábado Roland Ratzenberger perdeu o controlo do seu Simtek e acabou por falecer, era grande o clima de consternação mas mesmo assim a corrida foi autorizada. Mais tarde, já durante a corrida voi a vez do acidente de Ayrton Senna……



Ayrton Senna : (janeiro de 1994, quatro meses antes do acidente que o matou, da forma como ele queria).
""Se eu tiver que sofrer um acidente que eventualmente custe minha vida, eu espero que seja de uma vez. Eu não quero ficar numa cadeira de rodas. Não quero ficar num hospital sofrendo com os ferimentos. Se eu tiver que viver, eu quero viver plenamente, intensamente, porque eu sou uma pessoa intensa. Eu arruinaria minha vida se tivesse que viver parcialmente.""

......

Quem viu este homem ao volante...sabe que não ha igual...

Sem comentários: