sábado, 3 de outubro de 2009

Sopro no Coração – Sopro Cardíaco

Introdução

Um sopro do coração é um som anormal produzido pelo fluxo de sangue turbulento dentro do coração. Algumas causas comuns de sopros do coração incluem:

-Uma anormalidade das válvulas do coração. O coração tem quatro válvulas: as válvulas aórtica, mitral, tricúspide e pulmonar (veja figura abaixo). Um sopro do coração pode acontecer quando qualquer uma destas válvulas desenvolve uma estenose (estreitamento da válvula - isso interfere com o fluxo de sangue), insuficiência (vazamento da válvula) ou regurgitação (vazamento que causa um regurgitamento significativo de sangue). Muitas anormalidades das válvulas do coração são causadas pela febre reumática - uma doença inflamatória que pode ocorrer após uma infecção de garganta pela bactéria estreptococo que não foi tratada.

-Prolapso da válvula mitral. Nesta condição, os folhetos da válvula mitral não se fecham corretamente.

-Problemas congênitos (de nascença) do coração. Congênito significa que o problema estava presente durante o nascimento. Problemas congênitos do coração incluem defeitos do septo (divisão longitudinal do coração – veja na figura), ducto arterioso persistente e outros problemas. Defeitos do septo, também conhecidos como “buracos no coração”, são aberturas anormais no septo do coração. Um ducto arterioso persistente (um canal existente entre a artéria pulmonar e a aorta, funcionante no feto) depois do nascimento. Antes do nascimento, o ducto arterioso permite que o sangue evite os pulmões porque o feto não respira. Uma vez que a criança nasce e seus pulmões estão funcionando, o ducto arterioso fecha naturalmente.

-Endocardite. A endocardite é uma inflamação / infecção das válvulas do coração e do endocárdio (o revestimento interno das câmaras do coração).

-Pericardite. A pericardite é uma inflamação do pericárdio (uma membrana semelhante a um saco que envolve o coração). Ela pode ser causada por uma infecção, através de uma doença grave dos rins, por um infarto do miocárdio (ataque do coração) ou através de vários outros problemas. A pericardite tipicamente produz um ruído pela fricção do coração contra o pericárdio, como se estivesse rangendo.

-Mixoma cardíaco. O mixoma é um tumor benigno e macio. Raramente, pode crescer dentro do coração e obstruir o fluxo de sangue.

Aproximadamente 10 por cento dos adultos e 30 por cento das crianças (freqüentemente entre as idades de 3 e 7 anos) têm um sopro, inofensivo ou inocente, que é produzido por um coração normal. Este sopro inocente pode ficar mais aparente se a pessoa estiver sendo examinada, quando ela estiver mais ansiosa, tiver uma baixa contagem de glóbulos vermelhos (anemia), acabou de se exercitar ou tem febre.

Quadro Clínico

Se alguém tem um sopro inocente, nenhum sintoma relacionado ao coração é esperado.

Para outros tipos de sopros do coração, os sintomas variam, dependendo da causa que está por trás. Em geral, quando um sopro do coração interferir significativamente com a capacidade do coração de bombear sangue, o paciente pode experimentar um ou mais dos sintomas seguintes:

-Falta de ar
-Tonturas
-Episódios de batida do coração rápida (taquicardia)
-Dor no peito
-Uma tolerância diminuída aos esforços físicos
-Em fases posteriores, sintomas de insuficiência cardíaca.

Diagnóstico

Muitos sopros são inesperadamente descobertos quando o médico escuta o coração de alguém com um estetoscópio durante um exame físico rotineiro. Em outros casos, quando alguém estiver tendo sintomas de problemas do coração, o médico fará perguntas relacionadas a um tipo específico de doença do coração. Por exemplo, ele pode perguntar por uma história de febre reumática, porque esta doença é a principal causa de anormalidades das válvulas do coração. Como a endocardite pode ocorrer através do uso de drogas intravenosas, certos exames médicos ou procedimentos dentais, seu médico pode perguntar por estes fatores de risco. Se o paciente for uma criança, o pediatra irá perguntar se há uma história familiar de problemas congênitos do coração.

Como os problemas específicos do coração estão associados com tipos específicos de sopros, o cardiologista freqüentemente fará o diagnóstico baseado em sua história médica, sintomas e o som característico do sopro num intervalo de tempo (se o sopro acontece quando o coração estiver bombeando ou quando está descansando). Para confirmar o diagnóstico, seu médico solicitará exames diagnósticos que podem incluir:

-Eletrocardiografia (o ECG). Este procedimento indolor mede a atividade elétrica do coração.

-Radiografia do tórax. Ela é usada para ver se o coração está aumentado de tamanho e para certas anormalidades congênitas.

-Ecocardiografia. Este teste não-invasivo usa ondas sonoras para criar uma imagem da estrutura do coração, inclusive a estrutura de suas válvulas.

-Doppler Ecocardiografia. Este exame é semelhante à ecocardiografia, mas cria uma imagem dos padrões de fluxo de sangue do coração ao invés de definir sua estrutura.

-Cateterismo cardíaco. Neste exame, um cateter (um pequeno tubo fino e estéril) é conduzido até o coração e mede a pressão e os níveis de oxigênio nas câmaras do coração. Um contraste é injetado pelo cateter para produzir uma imagem de raios X da estrutura interna do coração e padrões de fluxo de sangue.

-Exames de sangue. Os exames de sangue são usados para definir a presença de uma infecção em pessoas com suspeita de endocardite ou pericardite.

Prevenção

Atualmente, não há nenhuma forma de se prevenir dos defeitos congênitos do coração que causam alguns sopros cardíacos.

Se você tem um risco elevado de endocardite, o médico irá prescrever antibióticos antes de executar qualquer procedimento médico ou dentário durante o qual as bactérias tenham uma chance de entrar em seu sangue e infectar seu coração. Você também pode ajudar a prevenir a endocardite evitando o uso de drogas intravenosas.

Você pode prevenir muitas anormalidades das válvulas do coração prevenindo a febre reumática. Para fazer isto, tome antibióticos exatamente como prescrito pelo médico, sempre que você tiver uma infecção de garganta. Pessoas que já tiveram um episódio de febre reumática podem precisar tomar antibióticos profiláticos (para prevenir a doença) por até 10 anos depois do ataque inicial.

Tratamento

Sopros inocentes do coração não precisam ser tratados. Dependendo da causa subjacente, outros sopros que não tenham sintomas podem não requerer nenhum tratamento habitual além de ser monitorado por seu cardiologista. Quando o tratamento é necessário, ele varia, dependendo da causa do sopro.

-Uma anormalidade das válvulas do coração. Dependendo do tipo de anormalidade da válvula, medicamentos como o digital (Digoxina â) ou os Inibidores da Conversão da Angiotensina (Captopril â, Enalapril â, etc) podem ser usados para tratar os sintomas. Os casos graves podem ser corrigidos cirurgicamente, freqüentemente substituindo-se a válvula doente por uma artificial.

-Prolapso de válvula mitral. Em pessoas onde os exames diagnósticos mostraram que a válvula mitral está significativamente deformada, podem ser necessários antibióticos para prevenir a endocardite. As pessoas com arritmias cardíacas são tratadas com medicamentos antiarrítmicos, enquanto aqueles com dor no peito são tratados com beta-bloqueadores (medicamentos que reduzem a carga de trabalho do coração reduzindo a velocidade da freqüência cardíaca e a força de contrações do músculo de coração). Em casos raros onde o prolapso leva à regurgitação mitral severa, a válvula mitral anormal será consertada ou será substituída cirurgicamente.

-Problemas congênitos do coração. A maioria dos casos de doença congênita do coração deve ser corrigida cirurgicamente.

-Endocardite. Quando a endocardite é causada por uma infecção bacteriana, ela é tratada normalmente com duas a seis semanas de antibióticos. Na maioria dos casos, este tratamento antibiótico é administrado por via endovenosa, com o paciente hospitalizado. Às vezes, a válvula do coração infectada deve ser substituída através de cirurgia.

-Pericardite. O tratamento da pericardite aguda depende de sua causa. Em geral, a pessoa é internada para descansar e tomar medicamentos para a dor, uma droga antiinflamatória e medicamentos para tratar uma infecção subjacente. Pessoas com pericardite devido a Insuficiência Renal precisarão intensificar seu programa de hemodiálise. Se há excesso de fluido acumulado ao redor do coração, ele será retirado com uma agulha estéril (um procedimento chamado pericardiocentese).

-Mixoma cardíaco. O mixoma cardíaco é retirado por cirurgia.

Qual médico procurar?

Procure o cardiologista se você começar a sofrer de falta de ar, tonturas persistentes, episódios de taquicardia ou arritmia do coração ou dor no peito.

Prognóstico

Quando um sopro inocente do coração é ativado por febre, ansiedade ou esforço físico, ele pode desaparecer depois que o fator desencadeante tiver fim. Em crianças saudáveis com sopros inocentes mais duradouros, o sopro fica freqüentemente menos intenso quando a criança cresce, e pode desaparecer completamente na vida adulta.

Quando um sopro é causado por um problema de coração, a duração dele depende do tipo de problema que está por trás da disfunção cardíaca. Por exemplo, algumas formas de endocardite começam de repente e progridem rapidamente ao longo de alguns dias, enquanto outros produzem sintomas mais moderados durante semanas ou meses. Sopros causados por problemas das válvulas ou problemas congênitos do coração normalmente persistem ao longo da vida, e (dependendo da causa específica) eles podem piorar com o passar do tempo.

Em geral, até mesmo quando a cirurgia do coração é necessária, o prognóstico é bom, graças à segurança e a eficácia das técnicas cirúrgicas modernas.

Quando a cirurgia cardíaca é executada para remover um mixoma, o tumor volta em 1 a 22 por cento dos pacientes.

......

Acreditem que se sente estes sintomas quando a maquina falha...

Sem comentários: