sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Novo formato dos Campeonatos INATEL (oficial)

Foi conhecido na manhã do dia 3 de Outubro, o resultado do sorteio do Campeonato Inatel de futebol 11 de Santarém 2009/2010, agora designado por Taça Fundação Inatel, tendo havido igualmente esclarecimentos da Direcção Regional, sobre o novo formato do campeonato assim como as novas regras. Regras essas que foram definidas por todas as Agências Distritais, não havendo volta a dar, segundo afirmou o Delegado Distrital, Dr. António Rola.
As mudanças mais importantes são as seguintes:

- Primeira fase (de 17 de Outubro a 13 de Dezembro):

63 equipas divididas geograficamente em 7 séries de 9 equipas cada. Jogos a uma só volta (cada equipa faz 4 jogos em casa e 4 fora). No final desta volta, as 4 equipas primeiras classificadas de cada série seguem para uma Série 1 onde se vai apurar o campeão distrital e as equipas que seguem para o nacional, e as restantes 5 equipas de cada série seguem para a Série 2 para disputar o prémio de campeão da agência de Santarém, “troféu professor Albino Maria”.

- Segunda fase (início em Janeiro):

Série 1 (Apuramento de Campeão Distrital) - As 28 equipas apuradas (4 equipas x 7 séries) dividem-se em 4 séries de 7 equipas, por posicionamento geográfico, e disputam a série com jogos a duas voltas, todos contra todos (casa/fora). Posteriormente apenas o primeiro classificado de cada série segue para a fase seguinte, ficando logo aí as 4 equipas que vão disputar as meias-finais e a final distrital, no dia 1 de Maio.

Série 2 (Apuramento Campeão Agência de Santarém) - As restantes 35 equipas (5 equipas x 7 séries) dividem-se em 5 séries de 7 equipas, por posicionamento geográfico, disputando a série com jogos a duas voltas, todos contra todos (casa/fora). Posteriormente serão apurados para a fase seguinte os primeiros classificados de cada série, sendo ainda repescadas as 3 equipas melhor classificadas no prémio da disciplina, de entre as equipas classificadas em 2º lugar na sua série. Seguidamente disputar-se-á a fase final da agência de Santarém, havendo quartos de final e meias-finais, até chegar a final que será disputada no dia 25 de Abril.

Como grande, talvez único, aspecto positivo destas alterações, de salientar que TODAS as equipas irão efectuar, pelo menos, 20 jogos na época (8 na 1ª fase e mais 12 na 2ª fase) e estarão em competição pelo menos até Abril, o que não vinha acontecendo, pois havia equipas que terminavam muito cedo a sua participação no Inatel.

A nível de prémios e taças, deixa de haver prémio monetário para os vencedores da Taça da Disciplina, havendo à mesma surpresas (palavras do Delegado Distrital) para os vencedores desta Taça. A classificação da disciplina decidirá as equipas repescadas para a fase final na série 2 e será importante também para decidir quem joga em casa na fase final. A Taça da Disciplina é este ano designada como “troféu Manuel Abreu”.

Continua igualmente a haver o prémio de Melhor Marcador, este ano chamado “troféu José Gameiro”, mas desta vez, e para não beneficiar as equipas que fazem mais jogos, irá ser a média de golos que decidirá o seu vencedor (Golos marcados a dividir por jogos efectuados pela equipa).

Continua a haver o prémio de melhor jogador, mantendo-se a situação do delegado de cada equipa escolher o melhor jogador em campo. Em caso de não preenchimento, o capitão de equipa será considerado o melhor em campo.

Agora para muitos a pior regra imposta, os jogos terão a duração de somente 80 minutos (2 partes de 40 minutos e intervalo de 10 minutos), havendo permissão para 6 substituições por equipa!

Os árbitros irão ter uma formação nacional a fim de melhorarem o aspecto técnico e disciplinar nos jogos. A Fundação Inatel irá disponibilizar equipamentos de jogo novos com insígnias Inatel aos árbitros, havendo a hipótese de haver uma bola oficial Taça Fundação Inatel. Se assim for, será distribuída simbolicamente uma bola dessas por cada equipa.

Será obrigatório os jogadores apresentarem o B.I. ou Cartão Único e fotocópia a cores dos mesmos nos jogos oficiais, de modo a que o árbitro retenha as fotocópias e não os originais como até aqui vinha acontecendo. O Delegado Distrital sugeriu até que as equipas tivessem um porta-cartões ou um dossier com todas as fotocópias dos atletas.

Pensamos que todas as equipas, mesmo não concordando totalmente com estas alterações, vão fazer os possíveis para continuar a manter o Campeonato Distrital de Santarém da Inatel como o melhor do país. Pelo menos nesta época, porque as diferenças entre os campeonatos da A.F. Santarém e Inatel estão a diminuir...

........

Veremos o que estas alterações vão dar....!té ja!

Sem comentários: